Facebook

Vídeos

Mais conquistas para os baianos.
Player do Vídeo

Estação Pirajá

Metrô de Salvador

Salvador vai ganhar mais uma estação do metrô. Desta vez, será a Estação e o Terminal de Integração de Pirajá.

O Governo do Estado adianta o lado de Salvador, que terá o terceiro maior metrô do Brasil.

Mapa

Clique e saiba um pouco mais sobre cada estação.

Bahia - Terra mãe do Brasil

Saiba Mais

Dois anos e meio que valeram por 16. Com a inauguração da Estação e do Terminal de Integração de Pirajá do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, o Governo do Estado da Bahia concluiu o projeto original da Linha 1  do metrô e continua estendendo esta obra que enche o povo baiano de alegria e orgulho.

Trata-se de um momento histórico. Com obras iniciadas em dezembro de 1999, com previsão de conclusão para 2003, o antigo “metrô calça-curta” havia se transformado em motivo de piada no Brasil inteiro. Uma após a outra, as gestões municipais se sucediam, mas nenhuma parecia capaz de colocar Salvador nos trilhos. O pesadelo parecia não ter fim.

Parecia. Em maio de 2013, após a Prefeitura transferir a gestão do sistema metroviário para o Governo do Estado, as obras começaram a sair do papel. Em agosto do mesmo ano, foi realizada a licitação na Bolsa de Valores de São Paulo e o trabalho não parou mais. O sonho dos baianos de ter um sistema de transporte público de massa, rápido, eficiente e confortável na sua capital foi se tornando realidade a cada dia. Em apenas dois anos e meio, oito estações foram entregues, totalizando 11,4 quilômetros, e a Linha 1 (trecho Lapa-Pirajá), foi concluída com sucesso, aprovada por quase 12 milhões de passageiros que já a utilizaram durante a operação assistida, iniciada em junho de 2014.

A conclusão da Linha 1, no entanto, é só o começo do sonho. Muito mais está por vir. Isso porque as obras da Linha 2 (Acesso Norte-Aeroporto), que prevê a construção de mais 12 estações ao longo de 20,5 quilômetros, seguem aceleradas.

As duas frentes de trabalho, Acesso Norte-Pernambués e Pernambués-Aeroporto, já foram iniciadas e a previsão é de que até junho de 2017 a linha 2 também esteja inteiramente concluída, chegando  ao Aeroporto Internacional de Salvador. Em breve, chegar e sair de Salvador será muito mais fácil, rápido e prático tanto para os soteropolitanos quanto para os turistas que nos visitam todos os anos.

Com a integração do metrô, que em janeiro inicia a operação comercial, ao sistema de ônibus da cidade e metropolitano, também ao futuro VLT, que vai substituir os antigos trens do subúrbio, e aos dois novos corredores  viários com faixas exclusivas para o BRT, ligando a orla ao subúrbio, não há como negar: Salvador definitivamente vai andar muito melhor!

Galeria

Metrô Pirajá Bahia
Metrô Pirajá Bahia
Metrô Pirajá Bahia
Metrô Pirajá Bahia