Governo da Bahia lança campanha contra celular no trânsito
De 1989 para agosto de 2019, a frota de veículos na Bahia saltou de 430.891 para 4.421.387 unidades, sendo mais de 1 milhão circulando apenas na capital. De acordo com o Detran, para este montante, são 2.067.013 de condutores habilitados, ou seja, mais de dois veículos por condutor habilitado. Esta mesma proporção é comum a muitas pessoas quando se trata de celular também, que mantém ao menos dois smartphones na mão.
As notificações na tela, as chamadas em vídeo, as mensagens em áudio e as selfies no engarrafamento não deixam estes aparelhos muito tempo guardados – há quem sequer guarde – até mesmo quando a atenção deve estar totalmente dedicada ao trânsito e ao volante. Os acidentes de trânsito relacionados ao uso de celular crescem assim como a venda e consumo destes aparelhos. Não há números consolidados, mas o alerta é fundamental. Por isto, o Governo do Estado lança a campanha “Nunca use o celular enquanto dirige”.
Criada pela Tempo Propaganda, a campanha traz peças em diversos formatos, com circulação em mídias on e off e redes sociais, tanto para motoristas, quanto para pedestres. Afinal, a atenção deve ser de todos e os riscos existem também para quem transita a pé. Se desligue do celular e se ligue no seu caminho.
Um desafio nacional
O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking global por tempo estendido no celular, isto porque a população passa mais de três horas por dia usando o aparelho, segundo relatório Estado de Serviços Móveis, elaborado pela consultoria App Annie.
Os números de carros em circulação, celulares em mãos e consumo de internet mobile podem até crescer, mas devem permanecer paralelos, sem relação direta. Não há ainda uma pesquisa que aponte números específicos de acidentes relacionados, mas, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40 mil pessoas morrem por ano nas ruas e estradas do Brasil. O assunto é tão grave que é fácil encontrar outras campanhas com mensagens similares, como estas a seguir. Dê valor à vida.