Carnaval da Bahia, o mundo se une aqui.

Sou mais a Bahia, Governo da Bahia.

No Carnaval, Gmar distribui pulseiras de identificação para crianças

Pelo segundo Carnaval consecutivo, o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (Gmar) intensifica a distribuição de pulseiras de identificação resistente à água nas praias que ficam próximas aos circuitos da folia.

As pulseiras foram criadas pelo Gmar com o objetivo de agilizar a identificação dos acompanhantes de crianças perdidas. A ideia deu tão certo que outros grupamentos passaram a utilizar o acessório em grandes festas e eventos. Este ano, entretanto, as pulseirinhas ganharam uma gama variada de cores.

De acordo com a comandante do Gmar, a major Ana Fausta, “antes tinha apenas a amarela, mas muitas crianças não gostavam da cor. Foram confeccionadas, então, pulseiras azuis, laranjas, rosas e vermelhas para que elas ficassem o tempo inteiro com a identificação, que é a única forma de chegar facilmente aos responsáveis dessas crianças, principalmente as menores”.

O pintor automotivo Luís Cláudio Santos estava com a esposa e o filho Mateus, de 10 anos, neste domingo (3), no Porto da Barra, e o pequeno ganhou a pulseira de identificação de um dos guarda-vidas. “É muito legal saber que além de estarmos de olho, a criançada está identificada e conta com a atenção dos bombeiros”, afirmou.

Gmar

O Gmar possui postos de comando no Porto da Barra e em Itapuã, onde está sediado. Há diversos postos menores com guarda-vidas distribuídos por todo o litoral. Além de salvamentos e prevenção de afogamentos, o Grupamento atua também no resgate de corpos e objetos, que é solicitado pela polícia e justiça, e ainda dando suporte a competições aquáticas. Os bombeiros militares lotados no Gmar dispõe de jet ski, quadriciclo, tubo de resgate e pranchões para atender as ocorrências, que no Carnaval se intensificam.

O soldado Luís Carlos Dias é guarda-vidas no Porto da Barra e afirma que, nesse carnaval, “o movimento de pessoas ingerindo bebida alcoólica aumentou, assim como a quantidade de crianças que vem de fora e isso pode contribuir para o aumento do número de incidentes”.

Bombeiros no Carnaval

Em 2019, 2.220 Bombeiros Militares estão atuando na Operação Carnaval, sendo, 1.658 empregados na capital, e 562 no interior. Além das ocorrências geradas pela festa, os Bombeiros realizam vistorias em trios elétricos, camarotes, palanques, arquibancadas e outras estruturas da festa. Outra ação é o patrulhamento a pé, feito por equipes nas avenidas principais do Carnaval e também nas ruas adjacentes.

 

 

Repórter: Renata Preza

Fotos: Carol Garcia/GOVBA

Postado por Carnaval Bahia

Carnaval 2019

A pipoca da banda ÀTTØØXXÁ por @bahiameuamor.oficial

Fotos: Rafael Vilela / @bahiameuamor.oficial

A última noite de folia no Circuito Batatinha

Foram cinco dias de programação, com mais de 80 atrações de diferentes estilos. Música afro, reggae, arrocha, axé, antigos carnavais, samba, hip-hop, guitarra baiana, além

Muzenza no Campo Grande – Terça

  Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

A marcante apresentação da Aya Bass no Pelô

A representatividade da apresentação da banda Aya Bass, emocionou quem teve a honra de estar presente no Circuito Batatinha nesse último dia de carnaval. Fotos: Paula