São João da Bahia 2019.

Sou mais a Bahia, Governo da Bahia.

Cangaceiros de Ipitanga mostra sua força no São João em Lauro de Freitas

 

A vila do Cangaço é uma das novidades de um dos movimentos de cultura nordestina mais tradicionais, em Lauro de Freitas, os Cangaceiros de Ipitanga. O cortejo sairá no dia 24 de Junho, a partir das 13 horas, da Rua São Jorge, no centro da cidade. Completando oito anos de existência, o bloco trará o tema “O Cangaço Conta a História do Povo Ipitanguense”, homenageando as grandes personalidades, de Santo Amaro de Ipitanga.

Os Cangaceiros de Ipitanga nasceram como uma ala do mais antigo bloco da cidade, o Arrasta Jegue. Apenas em 2011, que virou um bloco independente, formado por moradores da Rua São Jorge. A iniciativa foi promovida pelo vereador e movimentador cultural, Edivaldo Palhaço. Segundo Edivaldo, além de embelezar o São João de Lauro de Freitas, “os Cangaceiros fomentam a cultura do povo nordestino, além de ter uma identidade com cangaço brasileiro, como expressão da paz”, definiu.

O Desfile

A concentração dos Cangaceiros de Ipitanga será a partir das 10h, na Rua São Jorge, com saída para o desfile às 13h. O trio será animado por bandas locais, que passará pelas principais ruas, do centro, em Lauro de Freitas. Este ano o bloco contará com 90 lampiões, 40 Marias bonitas e cerca de 500 seguidores do cangaço.

Este ano, os Cangaceiros de Ipitanga trará grandes novidades, como o Mascote do Cangaço, a ala jovem dos Cangaceiros, além da Vila do Cangaço.

Após o desfile, a festa continua na Concha Acústica, onde será montada a Vila do Cangaço. No local, mais atrações continuarão animando o público.

Economia Solidária

Durante os preparativos, toda a comunidade é envolvida no processo. Diante do desemprego e dificuldade em gerar renda são utilizados artesões, grafiteiros, costureiras, além das pessoas que são envolvidas nas equipes de vendas, decoração e produção. Os Cangaceiros de Ipitanga promovem assim uma nova forma de empreender, através da economia criativa.

Números

Para o desfile dos Cangaceiros de Ipitanga foram produzidos:
• 90 Coletes
• 90 Camisas
• 90 Lenços
• 90 Chapéus
• 90 Cartucheiras
• 90 Calças
• 40 Blusas
• 40 Cintos
• 40 saias
• 500 Camisas (Seguidores do Cangaço)

Fonte: www.saojoaodabahia.com.br

Postado por

Mais Notícias do São João 2019

Forrozeiro Júlio César homenageia 70 anos de trio em clipe com Armandinho Macedo

  No ano em que o trio completa 70 anos, o forrozeiro Júlio César decidiu inovar. Com raízes musicais nos carnavais tradicionais como o da

Xand Avião participará de DVD dos 30 anos do Mastruz

  O empresário e dono da banda Mastruz com Leite, Emanoel Gurgel, convidou Xand Avião para participar da gravação do especial de 30 anos do

Veja onde terá forró no Carnaval

Tradicional momento da Axé Music, o carnaval de Salvador também abre espaço para os forrozeiros. No dia 21, o Bloco dos Vaqueiros será a principal

Zelito Miranda inicia Forró no Parque com Targino e Tonho Matéria no próximo domingo (16) 

O cantor e compositor Zelito Miranda inicia, no próximo domingo (16),  mais uma temporada do Forró no Parque. O “Rei do forró temperado”, como é conhecido,