São João da Bahia 2019.

Sou mais a Bahia, Governo da Bahia.

Cangaceiros de Ipitanga mostra sua força no São João em Lauro de Freitas

 

A vila do Cangaço é uma das novidades de um dos movimentos de cultura nordestina mais tradicionais, em Lauro de Freitas, os Cangaceiros de Ipitanga. O cortejo sairá no dia 24 de Junho, a partir das 13 horas, da Rua São Jorge, no centro da cidade. Completando oito anos de existência, o bloco trará o tema “O Cangaço Conta a História do Povo Ipitanguense”, homenageando as grandes personalidades, de Santo Amaro de Ipitanga.

Os Cangaceiros de Ipitanga nasceram como uma ala do mais antigo bloco da cidade, o Arrasta Jegue. Apenas em 2011, que virou um bloco independente, formado por moradores da Rua São Jorge. A iniciativa foi promovida pelo vereador e movimentador cultural, Edivaldo Palhaço. Segundo Edivaldo, além de embelezar o São João de Lauro de Freitas, “os Cangaceiros fomentam a cultura do povo nordestino, além de ter uma identidade com cangaço brasileiro, como expressão da paz”, definiu.

O Desfile

A concentração dos Cangaceiros de Ipitanga será a partir das 10h, na Rua São Jorge, com saída para o desfile às 13h. O trio será animado por bandas locais, que passará pelas principais ruas, do centro, em Lauro de Freitas. Este ano o bloco contará com 90 lampiões, 40 Marias bonitas e cerca de 500 seguidores do cangaço.

Este ano, os Cangaceiros de Ipitanga trará grandes novidades, como o Mascote do Cangaço, a ala jovem dos Cangaceiros, além da Vila do Cangaço.

Após o desfile, a festa continua na Concha Acústica, onde será montada a Vila do Cangaço. No local, mais atrações continuarão animando o público.

Economia Solidária

Durante os preparativos, toda a comunidade é envolvida no processo. Diante do desemprego e dificuldade em gerar renda são utilizados artesões, grafiteiros, costureiras, além das pessoas que são envolvidas nas equipes de vendas, decoração e produção. Os Cangaceiros de Ipitanga promovem assim uma nova forma de empreender, através da economia criativa.

Números

Para o desfile dos Cangaceiros de Ipitanga foram produzidos:
• 90 Coletes
• 90 Camisas
• 90 Lenços
• 90 Chapéus
• 90 Cartucheiras
• 90 Calças
• 40 Blusas
• 40 Cintos
• 40 saias
• 500 Camisas (Seguidores do Cangaço)

Fonte: www.saojoaodabahia.com.br

Postado por

Mais Notícias do São João 2019

Mestrinho apresenta seu novo disco “Grito de Amor”

Já está disponível nas plataformas digitais “Grito de Amor”, o mais novo disco do cantor, compositor e instrumentista Mestrinho, lançado pela gravadora Atração. Apresentando uma

Sexta é dia de Forró na Praça com Zefa di Zeca e Flor Serena, no Coliseu 

Nesta sexta-feira (16), as bandas Zefa di Zeca e Flor Serena se apresentam no Coliseu do Forró, a partir das 22h, no Rio Vermelho, em

Abaixo de Zero: Forró do Tico apresenta show especial com super convidados

Já está tudo pronto para o evento que promete parar Salvador! Tico está de volta e apresenta, pela primeira vez, o projeto: “Tico Abaixo de

Abaixo de Zero: Forró do Tico apresenta show especial com super convidados

Já está tudo pronto para o evento que promete parar Salvador! Tico está de volta e apresenta, pela primeira vez, o projeto: “Tico Abaixo de