São João da Bahia 2019.

Sou mais a Bahia, Governo da Bahia.

Licor e cerveja dominam a preferencia no São João

Quando se fala em bebida característica das festas juninas da Bahia é impossível não lembrar do licor, um aperitivo tradicional que mistura fruta e aguardente e ajuda a esquentar as noites frias de São João pelo interior do Estado. O drinque é apreciado em todas as regiões baianas, mas é no Recôncavo que estão as principais referências.

No município de Cachoeira, a 110km de Salvador, o que não falta são as pequenas fábricas, mas duas se destacam: Roque Pinto e Arraiá do Quiabo. “No licor de Roque, tudo começou com o pai dele, o senhor Francisco Pinto, que comercializava charutos e dava licores como brinde em forma de agradecimento aos clientes. Isso já tem mais de cem anos”, contou Sida, mulher de um dos filhos do licorzeiro falecido em 2013.

A fábrica dirigida por ela conta com 60 funcionários temporários, por conta da demanda junina. Eles ajudam a produzir milhares de litros da bebida, cuja unidade é vendida por preços que podem chegar a 25 e 30 reais. São 24 opções de sabores e os mais populares são os de jenipapo e maracujá cremoso.

Perto dali, há o Arraiá do Quiabo, de propriedade de Antonio Conceição, conhecido como Tonho Quiabo. Um pouco mais afastada do Centro Histórico, a unidade funciona há 25 anos e produz cerca de 5 mil litros da bebida por dia, quantidade que é intensificada no período que precede os festejos juninos. De acordo com o proprietário, são 50 funcionários e a maioria das encomendas feitas vem de Salvador, Candeias, Camaçari e Feira de Santana.

Tonho Quiabo trabalha com 21 sabores entre tradicionais como jenipapo, passas, menta e acerola , bem como opções de cremosos como chocolate, maracujá e café.

Em Simões Filho, a empresária e licorzeira Sara Novais Dias produz cerca de 7 mil garrafas por ano. Mas seu licor tem características diferenciadas, pois todos os 14 sabores como maracujá, chocolate, milho, café, cupuaçu, morango, dentre outros são trufados. Ou seja, têm entre seus ingredientes, elementos como vodca e leite condensado, o que garante uma consistência especial. A pequena fábrica reúne 10 funcionários e ela faz a sua divulgação de forma maciça nas redes sociais.

Cerveja – Além das tradicionais marcas, as cervejarias artesanais também marcarão presença no São João. É o caso da Feyh Bier, que traz um rótulo especialmente produzido para os festejos juninos. A Apocalipse São João, da Feyh Bier teve o seu nome tirado da música Caldeirão dos Mitos, de autoria de Elba Ramalho. “A intenção foi fazer uma bebida para comemorar a maior festa do Nordeste. Eu adoro festas populares e me inspirei no licor de jenipapo. É uma cerveja que tem a cor do licor, tem uma graduação alcoolica alta, em torno de 9% e é feita com a própria fruta”, explica Rodrigo Feyh, cuja fábrica está no Instagram com o perfil @feyhbier.

 

Veja a lista dos licores mais famosos da Bahia e contatos de onde comprá-los

Sara Licor Trufado – 71 98491-7754

Arraiá do Quiabo – 75 3425-4007

Licor do Roque Pinto – 75 3425-1537

Daia – 75 99846-6568

Tia Fátima – 71 99653-1583

Edvaldo – 75 99198-1736

Licor do Sertão (Euclides da Cunha) – 75 3271-2498

Licor de Jacobina 74 99115-3070

Fátima de Itajuípe – 73 98135-1250

Tio Chico – 71 99115-5157 e 71 98623-3778

 

Fonte: www.saojoaodabahia.com.br

Postado por

Mais Notícias do São João 2019

Zelito Miranda leva seu forró temperado para Fenagro

Cantor se apresenta nesta quarta-feira, 27, na Vila do Forró, no Parque de Exposição O Rei do Forró Temperado, o cantor Zelito Miranda, estará na Vila do Forró,

Zefa di Zeca retoma agenda em Salvador com Projeto de Verão

  A banda Zefa di Zeca, comandada pelos vocalistas Raffa Meirelles e Rafaela Araújo, retoma agenda em Salvador com Projeto de Verão. A apresentação será

Bloco dos Vaqueiros anuncia Thulio Milionário e Taty Vaqueira 

Os fãs do forró de vaquejada não vão precisar do São João para dançar ao som do mais nordestino dos ritmos. Em 2020, o Bloco

Joyce França conquista Pernambuco

  A cantora baiana Joyce França participou de mais um evento musical em Recife. No último dia 26, a artista se apresentou com a consagrada